7 de jun de 2009

A imprensa e o Meio Ambiente da Amazônia

COMO A IMPRENSA BRASILEIRA ABORDA A QUESTÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA? Esta é a principal pergunta do Projeto Narrativas da Floresta. Seguem abaixo trechos das entrevistas com alguns comunicadores da floresta do Estado do Acre:

ANTONIO ALVES

É jornalista e escritor. Atuou no jornal alternativo "Varadouro" e em diversos meios de comunicação do estado do Acre.




BENKI PIYÃKO

Indígena da etnia Ashaninka, vice-presidente da Associação do Povo Ashaninka do Rio Amônia-AC, coordenador do Centro Yorenka Ãtame – Saber da Floresta. Recebeu prêmio Nacional de Direitos Humanos de 2004, categoria Comunidades Indígenas
http://apiwtxa.blogspot.com




ELSON MARTINS

Jornalista acreano, editou o lendário jornal alternativo "Varadouro". Foi correspondente de “O Estado de S.Paulo” no Acre e ganhou o premio Chico Mendes de Meio Ambiente em 2007, categoria Liderança Individual.





LEANDRO ALTHEMAN LOPES

Jornalista na cidade de Cruzeiro do Sul (AC). Vencedor do Prêmio Chalub Leite (Sindicato dos Jornalistas/AC) no ano de 2006, categoria Telejornalismo, com série de reportagens sobre os índios Iawanawá.




JOSÉ CARLOS DOS REIS MEIRELLES JR.

Sertanista, trabalhou com índios isolados nas cabeceiras do Rio Envira em Feijó (AC). Colaborador eventual de meios de comunicação. Prêmio Chico Mendes 2007, Liderança Individual.

Um comentário:

Leonardo Machado disse...

Olá, tudo bem? Parabéns pelo blog! Nós identificamos sua ótima iniciativa on-line e pensamos em compartilhar com você nossa nova série de animação que fala sobre assuntos que são de nosso interesse, dos seus leitores e deveriam ser de toda a sociedade: consumo consciente e sustentabilidade. A série de 10 episódios é “Consciente Coletivo” e estreou dia 8 de setembro no Canal Futura. Os 5 primeiros programas estão disponíveis no nosso site (www.futura.org.br/conscientecoletivo). Também preparamos alguns conteúdos extras como papéis de parede pro computador, avatares, assinaturas de email e twibbon para quem quiser mergulhar na campanha. Confira lá e fique à vontade para divulgar. A ideia é formar um grande “consciente coletivo” pelo meio ambiente na internet!
Grande abraço!
Leonardo Machado, Coordenador de Novas Mídias do Canal Futura